Congresso dos EUA aprova projeto para desbloquear governo

Washington, 22 jan (EFE).- O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira um projeto orçamentário para permitir o financiamento do governo até 8 de fevereiro - enquanto discute uma proposta válida para o resto do ano - e pôr fim, pelo menos temporariamente, à paralisação administrativa que forçou a suspensão de uma série de serviços públicos desde a última sexta-feira.

Com a aprovação do Senado e da Câmara dos Representantes, a proposta passa agora para assinatura do presidente Donald Trump. O texto recebeu 266 votos a favor e 150 contra.

O governo estava paralisado desde a meia-noite de sexta-feira, depois de os senadores democratas terem bloqueado um projeto de lei que garantia o orçamento federal até 16 de fevereiro.

Os democratas tentavam pressionar o governo e os republicanos a garantir uma proteção para os jovens imigrantes sem documentos que chegaram aos EUA quando crianças, conhecidos como "sonhadores".

A Câmara dos Representantes e o Senado realizaram sessões emergenciais ao longo do fim de semana para encerrar a paralisação, mas os dois partidos só chegaram a um consenso hoje.

Até Trump assinar o orçamento provisório, centenas de milhares de trabalhadores do governo federal seguirão sem trabalhar.

No entanto, a curta duração da paralisação e o fato de ela ter ocorrido durante o fim de semana minimizaram os efeitos da situação na comparação com o bloqueio de 16 dias que ocorreu em 2013.

Os democratas no Senado cederam depois de o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, ter prometido permitir a votação de um projeto de lei sobre imigração no próximo mês.

Sobre as negociações das próximas semanas, os republicanos exigem que os democratas incluam no novo acordo orçamentário recursos para a construção do muro na fronteira com o México.

Por outro lado, os democratas, além da cidadania para os "sonhadores", também exigem que o orçamento aborde assuntos críticos para o partido, como a crise de opioides que afeta o país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos