Topo

Massacre em zona de influência do ELN na Colômbia termina com 7 mortos

22/01/2018 12h36

Bogotá, 22 jan (EFE).- Pelo menos sete pessoas foram assassinadas em uma zona rural do município colombiano de Yarumal, no departamento de Antioquia, em uma área de forte influência do Exército da Libertação Nacional (ELN) e do Clã do Golfo, informaram hoje fontes policiais a meios locais.

O massacre aconteceu na noite deste domingo, quando quatro homens fortemente armados entraram em um estabelecimento público denominado "Las Margaritas", na aldeia La Estrella e abriram fogo "indiscriminadamente", indicou à "Blu Radio" o comandante de polícia de Antioquia, o coronel Mauricio Sierra.

No entanto, o oficial disse que neste momento é "muito cedo para dar uma hipótese" sobre os responsáveis pelo crime, embora esteja trabalhando com base na presença na zona do ELN e do Clã do Golfo, o maior grupo criminoso da Colômbia de origem paramilitar, para "tomar premissas e apontar para de onde partiu este massacre".

Atualmente, se encontram na zona responsáveis da Secretaria de governo de Antioquia, comandantes regionais da polícia e o comandante da IV Brigada do exército para fazer um conselho de segurança extraordinário e desse modo "tomar medidas sobre este caso".

O coronel Sierra também destacou que até esse conselho de segurança ser realizado não será possível apontar se foi o ELN ou o Clã do Golfo o responsável pelo massacre.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ordenou neste domingo que o chefe negociador dos diálogos de paz com o ELN, Gustavo Bell, retorne ao Equador para retomar os contatos a fim de conseguir um novo cessar-fogo com essa guerrilha.

Os diálogos de paz estavam em um impasse depois que o ELN iniciou uma onda de atentados após o fim de um cessar-fogo de 100 dias entre as duas partes.