Netanyahu agradece a Pence por "declaração histórica" sobre Jerusalém

Jerusalém, 22 jan (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recebeu com honras nesta segunda-feira o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, em Jerusalém e lhe agradeceu pela " declaração histórica" feita pelo presidente Donald Trump sobre a capitalidade da Cidade Santa.

"Estou há anos tendo a honra de ocupar este posto e receber líderes na 'capital de Israel', Jerusalém, e esta é a primeira vez que ambos podemos dizer estas três palavras", declarou Netanyahu no seu encontro com o vice-presidente americano.

O premiê israelense agradeceu a Pence por seu apoio a este reconhecimento, que qualificou como "declaração histórica", quando Trump também anunciou no último dia 6 de dezembro a mudança da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém.

Após a cerimônia de recepção com a Guarda de Honra do Exército, os dois líderes se reuniram em particular.

"Desejo conversar para continuar fortalecendo a maravilhosa aliança entre nós, que nunca foi tão forte, e para avançar no processo de paz e segurança na nossa região, que é nosso objetivo comum", destacou Netanyahu antes da reunião.

A expectativa é que o discurso de Pence nesta tarde no parlamento israelense e suas palavras esta noite na residência do primeiro-ministro sigam essa mesma linha, além do fortalecimento da coordenação a respeito de ameaças comum como o Irã.

Os palestinos, que ontem queimaram fotografias com o rosto de Pence na cidade cisjordaniana de Belém, convocaram para amanhã uma greve geral em rejeição à visita.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, que insiste que Washington já não pode ser um mediador do conflito, se encontra hoje em Bruxelas na busca de apoio europeu.

No entanto, Netanyahu advertiu ontem ao presidente palestino que não há alternativa aos EUA em um eventual processo de paz e que sua rejeição a reunir-se com Washington mostra sua falta de disposição. EFE

lfp/rsd

(vídeo) (foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos