Trump celebra acordo orçamentário e deixa no ar pacto sobre imigração

Washington, 22 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta segunda-feira o acordo firmado no Senado para encerrar a paralisação do governo federal nas próximas horas, mas alertou que só fechará um pacto com o Congresso sobre imigração se a proposta for "boa para o país".

"Me alegro que os democratas no Congresso tenham recuperado o sentido e agora estejam dispostos a financiar o nosso grande Exército, a patrulha fronteiriça, serviços de emergência e seguros médicos para crianças vulneráveis", disse Trump em um comunicado lido pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

"Como sempre disse, uma vez que o governo esteja financiado, minha administração trabalhará para resolver o problema da muito injusta imigração ilegal. Firmaremos um pacto de longo prazo sobre imigração se, e só se, for bom para o país", completou.

O Senado dos EUA votou hoje a favor de avançar uma proposta orçamentária para reabrir o governo federal nas próximas horas. A falta de acordo entre democratas e republicanos provocou a paralisação do governo desde a meia-noite de sexta-feira.

Trump espera assinar o projeto de lei orçamentária na tarde de hoje, assim que ele for aprovado no Senado e na Câmara dos Representantes, explicou Sanders.

O texto prevê financiar as atividades do governo até o próximo dia 8 de fevereiro. Os democratas aceitaram o acordo com a condição de negociar durante esse prazo um pacto de imigração para conhecer os milhares de jovens imigrantes conhecidos como "sonhadores".

O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, disse hoje o líder republicano na casa, Mitch McConnell, se comprometeu a considerar uma legislação sobre os "sonhadores" se não houver um acordo migratório antes do dia 8 de fevereiro.

Questionada hoje se Trump apoia um caminho para a cidadania para os "sonhadores" ou se prefere simplesmente que eles tenham um visto, Sanders disse que isso será discutido pelo Congresso, mas que a Casa Branca quer uma "solução permanente" para esses jovens.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos