Chefes militares e de cooperação dos EUA visitam antiga capital do EI

Beirute, 23 jan (EFE).- O chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general Joseph Votel, e o responsável pela agência americana de cooperação internacional (Usaid), Mark Green, visitaram a província de Raqqa, no nordeste da Síria, para avaliar a situação na região, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte do governo local.

Um dos membros do Conselho Civil de Raqqa, Omar Alush, detalhou à Efe que os dois americanos estiveram ontem em Ain Aisa, no norte da região, e na cidade de Raqqa, antiga capital do "califado" do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

"Ambos percorreram as ruas de Raqqa e constataram o estado da população e o nível de destruição", indicou Alush, sem dar mais detalhes.

O Conselho Civil de Raqqa, criado pelas Forças da Síria Democrática (FSD), aliança armada liderada pelas milícias curdas, se encarrega da administração das áreas sob seu controle.

Green, por sua parte, usou ontem à noite sua conta do Twitter para informar da sua visita à Raqqa junto com Votel.

"O apoio dos EUA às iniciativas humanitárias e de estabilização está respaldando as sementes da esperança", assegurou Green, que acrescentou que isto também contribui para a segurança nacional americana.

"Estou orgulhoso de ver o impacto da Usaid e de reunir-me com nossas incríveis equipes sobre o terreno", apontou.

As FSD, com o apoio da coalizão internacional liderada pelos EUA e de forças especiais americanas, desenvolveram entre junho e outubro do ano passado uma operação militar que terminou com a derrota do EI em Raqqa.

A visita de ontem de Votel e Green coincide com uma ofensiva turca contra as FSD no enclave curdo-sírio de Afrin, no noroeste sírio.

A Casa Branca pediu "contenção" à Turquia e para que garanta que suas operações na Síria são limitadas, além de evitar vítimas civis.

Também advertiu que grupos terroristas como EI e Al Qaeda poderiam beneficiar-se da instabilidade na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos