Macri encontra Putin e agradece por ajuda na busca de submarino desaparecido

Moscou, 23 jan (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, agradeceu nesta terça-feira à ajuda prestada pela Rússia na busca do submarino ARA San Juan, ainda desaparecido com 44 tripulantes a bordo, ao começar uma reunião com seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Kremlin.

"É um gesto que demonstra o profundo afeto do povo russo para o povo argentino", disse Macri, que qualificou tal ajuda de "muito importante".

Putin, por sua parte, lembrou que a Rússia sofreu há alguns anos o naufrágio do submarino Kursk, com mais de cem tripulantes, e por isso assegurou que "entendemos a dor dos familiares e é natural o nosso desejo de ajudar".

Por outro lado, o governante argentino destacou que, com sua visita a Moscou, quer expressar a "vocação de trabalhar lado a lado" com a Rússia e ressaltou a vigência do acordo de associação estratégica integral assinada por ambos países.

Já o chefe do Kremlin salientou que "a Argentina é para a Rússia um dos parceiros mais estratégicos" e, ainda que tenha reconhecido que a troca comercial ainda seja pequena, lembrou que no último ano experimentou um aumento de 3,5%.

Tanto Putin como Macri expressaram seu desejo de impulsionar distintas formas de cooperação entre seus países.

"Tenho certeza que com sua liderança e com esta reunião poderemos intensificar nossas relações", comentou Macri.

Putin frisou, por sua vez, que na Argentina vive a maior diáspora russa, formada por 300.000 compatriotas.

O presidente argentino começou esta manhã sua agenda oficial com uma reunião com os principais executivos de algumas das principais empresas russas, entre elas a energética Gazprom, os bancos Gazprombank e Vnesheconombank, e a ferroviária RZHD.

Depois inaugurou, acompanhado pela sua esposa, Juliana Awada, uma pequena praça com o nome de República Argentina, situada a poucos metros da embaixada do país.

Em seguida, se dirigiu aos Jardins de Alexandre, junto ao Kremlin, para deixar uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, dedicado aos combatentes soviéticos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos