Suécia convoca embaixador chinês após detenção de ativista chino-sueco

Copenhague, 23 jan (EFE).- O Ministério de Relações Exteriores sueco convocou o embaixador da China em Estocolmo após a detenção nesse país do ativista e alfarrabista sueco de origem chinesa Gui Minhai, três meses após ter deixado a prisão, e espera receber informação sobre o caso.

Assim confirmou a ministra de Relações Exteriores sueca, Margot Wallström, à agência "TT" depois que, segundo denunciou a filha de Gui Minhai, policiais vestidos de civiis subiram no sábado no trem em que seu pai viajava, acompanhado por duas diplomatas suecas, e o detiveram perto de Pequim.

Wallström apontou que o Governo sueco tem conhecimento do caso e as autoridades chinesas se comprometeram a facilitar informação.

"A situação piorou no sábado pela manhã e desde então o Ministério de Assuntos Exteriores trabalha 24 horas por dia", acrescentou.

Em declarações à emissora pública "Rádio da Suécia", a filha do editor, que foi libertado no ano passado após dois anos de prisão na China, afirmou que seu pai foi detido no trem no sábado.

"Acredito que está bastante claro que foi sequestrado de novo e que está preso em algum lugar, em um lugar secreto", apontou Angela Gui, preocupada com o estado de saúde do seu pai.

Entre outubro e dezembro de 2015 cinco editores de Hong Kong críticos a Pequim desapareceram misteriosamente para reaparecer sob custódia chinesa meses mais tarde, ainda que todos menos Gui tenham sido libertados poucos depois após a pressão internacional.

Gui desapareceu em outubro de 2015 enquanto estava de férias na Tailândia e não se soube nada sobre ele até que, em janeiro do ano seguinte, anunciou em uma mensagem que tinha voltado à China para assumir sua responsabilidade pela morte de uma jovem à qual supostamente tinha atropelado em 2003.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos