Topo

Projéteis disparados da Síria deixam 1 morto e 13 feridos na Turquia

24/01/2018 14h58

Istambul, 24 jan (EFE).- Dois projéteis disparados nesta quarta-feira do enclave curdo de Afrin, na Síria, deixaram um morto e 13 feridos no centro da cidade turca de Kilis, segundo informou a emissora turca "NTV".

O primeiro projétil atingiu a mesquita de Çalik, em pleno centro da cidade de Kilis, enquanto o outro caiu em uma casa a 100 metros de distância.

Em um primeiro momento, o governador da província de Kilis, Mehmet Tekinarslan, falou de oito feridos, mas pouco depois a "NTV" informou que os projéteis deixaram um morto e 13 feridos.

Tekinarslan explicou à imprensa turca que o ataque tinha acontecido no momento da oração do entardecer e que a mesquita tinha sofrido danos, enquanto na casa atingida não houve vítimas mortais.

Cinco pessoas que estavam no imóvel, quatro delas menores de idade, foram afetadas pela fumaça da explosão e levadas ao hospital.

O centro de Kilis, uma cidade de cerca 100.000 habitantes e capital da província homônima no sul da Turquia, está a apenas seis quilômetros da fronteira da região síria de Afrin, que está sob o controle das milícias curdas Unidades de Proteção Popular (YPG).

O exército turco lançou no sábado passado a operação "Ramo de Oliveira" contra Afrin, para expulsar as YPG deste enclave curdo no extremo noroeste da Síria, e no domingo iniciou uma invasão terrestre que continua em meio a intensos combates.

Desde o sábado à noite uma dúzia de projéteis impactou tanto em Kilis como na cidade de Reyhanli, na província turca de Hatay, ao oeste de Afrin, deixando um morto 50 feridos.

O governo turco apresentou os disparos com morteiros contra cidades turcas como motivo da ofensiva, apesar de terem começado apenas após o início da operação militar contra Afrin.