Trump diz estar disposto a prestar depoimento sobre escândalo com a Rússia

Washington, 24 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que está disposto a prestar depoimento ao procurador especial Robert Mueller, que comanda as investigações sobre o possível conluio entre a campanha do empresário e a Rússia nas eleições de novembro de 2016.

"Desejo que isso (prestar o depoimento) ocorra logo. Faria sob juramento. Me encantaria fazê-lo o mais rápido possível", afirmou o republicano ao ser perguntado sobre o assunto por jornalistas na Casa Branca.

Trump indicou que pretende se reunir com Mueller nas próximas duas ou três semanas, mas explicou que os detalhes do encontro estão sendo resolvidos por sua equipe de advogados.

O presidente também disse não lembrar de ter perguntado o subdiretor do FBI Andrew McCabe em quem ele votou nas eleições de 2016. A informação foi publicada pelo jornal "The Washington Post", que afirma que Trump questionou as tendências ideológicas do funcionário da agência que também investiga o caso Rússia.

Segundo o "Post", que cita várias fontes que preferiram o anonimato, McCabe afirma que não votou em Trump.

O presidente também teria mostrado irritação pelos milhares de dólares recebidos pela esposa de McCabe para uma candidatura pelo Partido Democrata ao Senado do estado da Virgínia em 2015.

O dinheiro saiu de um comitê de ação política (PAC) controlado por um amigo próximo de Hillary Clinton, a adversária de Trump nas eleições presidenciais de novembro de 2016.

O diálogo, que teria ocorrido no ano passado, pode ser do interesse de Mueller, que apura se Trump tentou obstruir uma investigação federal sobre a intervenção da Rússia no pleito.

Os rumores sobre um possível depoimento de Trump a Mueller cresceram nos últimos dias. O procurador especial está fechado o cerco ao presidente e ouviu pessoas do alto escalão do governo, entre eles o procurador-geral do país, Jeff Sessions.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos