Topo

Embaixador espanhol em Caracas segue na Venezuela à espera de instruções

25/01/2018 15h54

Caracas, 25 jan (EFE).- O embaixador da Espanha em Caracas, Jesús Silva Fernández, segue na Venezuela à espera de instruções após ser declarado "persona non grata" pelo governo de Nicolás Maduro, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes da embaixada espanhola no país caribenho.

As mesmas fontes indicaram que Silva Fernández não recebeu uma notificação formal sobre a resolução de Caracas, e se informou da notícia através dos meios de comunicação, depois que o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, publicou a declaração no Twitter.

"O embaixador está na Venezuela e está à espera que lhe deem instruções a respeito, do ponto de vista formal", disse uma fonte diplomática.

Ainda que em casos como este a pessoa declarada "non grata" deve abandonar o país, o comunicado emitido hoje por Caracas não ordena expressamente a expulsão do embaixador nem fixa prazos neste sentido.

Silva Fernández foi designado embaixador na Venezuela em 10 de março do ano passado, em substituição de Antonio Pérez Hernández.

As relações diplomáticas entre a Espanha e a Venezuela atravessaram alguns momentos de tensão nos últimos anos.

O embaixador venezuelano na Espanha foi chamado em várias ocasiões ao Ministério de Relações Exteriores espanhol para responder a queixas do governo por insultos dirigidos ao chefe do Executivo, Mariano Rajoy, pelo presidente Nicolás Maduro.

Pelo mesmo motivo a Espanha retirou seu embaixador em Caracas em outra ocasião.

A Venezuela chamou ontem para consultas seu embaixador em Madri, Mario Isea, devido à agressão "colonialista" do governo da Espanha.

O chanceler venezuelano entregou também ontem uma "contundente" nota de protesto a diplomatas da União Europeia (UE) credenciados no país, e prometeu "respostas" em "distintas dimensões", depois das sanções do bloco contra sete altos funcionários venezuelanos.