Primeiras atletas norte-coreanas chegam à Coreia do Sul para os Jogos

Seul, 25 jan (EFE).- Jogadoras de hóquei no gelo da Coreia do Norte viajaram nesta quinta-feira para a Coreia do Sul, onde jogarão em uma equipe unificada com o país vizinho, sendo a primeira chegada de atletas do Norte para participar dos Jogos de Inverno de PyeongChang.

A delegação viajou para o Sul através da passagem de fronteira ocidental que une os dois países, e cruzou a linha de demarcação militar, que divide em dois a zona desmilitarizada (DMZ) que os separa, em torno das 9h21 (hora local), informou, através de um comunicado, o Ministério da Unificação sul-coreano.

O grupo inclui 12 jogadoras de hóquei e três técnicos. As atletas se juntarão a outras 20 jogadoras sul-coreanas, em uma equipe conjunta, a primeira apresentada pelas duas Coreias, que tecnicamente estão em guerra desde a década de 1950, a um evento esportivo desde 1991.

No entanto, a decisão gerou crescente descontentamento no Sul, onde se considera injusto com as jogadoras da seleção nacional ter de ceder minutos de jogo para as atletas do Norte, cuja equipe não se classificou para PyeongChang.

A formação deste time é parte dos acordos históricos alcançados neste mês entre as duas Coreias, após anos de desencontro e tensão sobre o avanço nuclear do regime, para que o Norte participe dos Jogos e os dois países desfilem juntas sob a chamada bandeira unificada na cerimônia de abertura.

Seul está convencido de que esta abordagem pode facilitar um diálogo futuro para a desnuclearização de Pyongyang e pediu à opinião pública sul-coreana que mostre seu apoio à iniciativa e evite manifestações como a que aconteceu na última segunda-feira, em Seul, onde queimaram bandeiras norte-coreanas e fotos de Kim Jong-un.

Junto com o grupo de atletas e técnicos, também viajou hoje uma delegação de oito altos funcionários do Ministério dos Esportes norte-coreano.

Eles visitarão o país vizinho por três dias, para inspecionar os locais esportivos e acomodações que receberão o restante dos atletas norte-coreanos que participarão dos Jogos de Inverno, que terão início no dia 9 de fevereiro, no condado sul-coreano de PyeongChang. EFE

asb/phg

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos