Sobe para 11 o número de mortos em ataque do EI contra ONG no Afeganistão

Cabul, 25 jan (EFE).- A Save the Children elevou nesta quinta-feira para 11 o número de mortos no atentado cometido ontem pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) contra uma sede da ONG em Jalalabad, no leste do Afeganistão.

"A Save the Children pode confirmar que temos quatro (trabalhadores) mortos e outros quatro feridos no ataque de ontem. O corpo do último companheiro foi encontrado esta manhã no edifício", disse à Agência Efe uma porta-voz da organização em Cabul, Mariam Attaie.

Por sua vez, Attaullah Khogyanai, porta-voz do governador da província de Nangarhar, da qual Jalalabad é a capital, tinha informado anteriormente da morte de dez pessoas, cinco delas terroristas, e que 26 tinham ficado feridas.

Segundo a porta-voz da Save the Children, o corpo achado hoje pertence a "um homem jovem de cerca de 20 anos", que se soma à morte de outros três funcionários da ONG, entre eles um guarda de segurança, um civil e um membro das forças de segurança.

Durante quase dez horas, quatro membros do EI (o quinto se suicidou no início da ação) efetuaram o ataque ontem contra a sede da Save the Children na capital da província de Nangarhar, principal reduto do grupo jihadista no Afeganistão.

As forças de segurança afegãs resgataram 46 funcionários da ONG durante o ataque, segundo Khogyanai.

Este foi o segundo atentado contra civis em menos de uma semana no Afeganistão, depois que no sábado passado os talibãs atacaram o Hotel Intercontinental de Cabul, deixando um saldo de 20 mortos.

O EI irrompeu no Afeganistão em 2015 e mantém seu principal reduto em Nangarhar, província fronteiriça com o Paquistão e estratégica nas comunicações entre os dois países.

Ainda que nos primeiros nove meses do ano passado o cômputo de vítimas civis pelo conflito tenha caído em 6%, a primeira vez em que se registra um retrocesso desde 2012, as cifras foram de 2.640 mortos e 5.379 feridos; ainda "níveis altos", segundo a ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos