Topo

Trump chega à Suíça para participar do Fórum de Davos sob grande expectativa

25/01/2018 09h22

Davos (Suíça), 24 jan (EFE).- O presidente americano, Donald Trump, aterrissou nesta quinta-feira no aeroporto de Zurique, de onde se transferirá à cidade alpina de Davos, onde terá várias reuniões bilaterais antes de pronunciar amanhã um esperado discurso no qual defenderá sua estratégia de "Estados Unidos em primeiro".

Trump chegou às 10h19 (horário local, 7h19 de Brasília) ao aeroporto internacional de Zurique, de onde partiu dez minutos mais tarde em um helicóptero para Davos.

O presidente americano terá seu primeiro encontro bilateral em Davos com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, a primeira líder europeia a visitá-lo em Washington pouco após ter assumido.

Posteriormente, se encontrará com o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, com quem tem uma excelente relação - ao contrário do seu predecessor, Barack Obama -, uma vez que Trump apoiou publicamente a reivindicação israelense de que Jerusalém seja a capital do estado hebreu.

Seu terceiro encontro será com o fundador e diretor-geral do Fórum de Davos, o alemão Klaus Schwab, após o qual participarão de uma de uma recepção organizada para o presidente americano.

Por fim, terá um jantar com altos executivos de empresas europeias.

Trump será o segundo presidente americano a participar do Fórum de Davos. O primeiro foi Bill Clinton, mas nem George W. Bush nem Obama quiseram participar em um evento que é percebido pela população como um encontro que só serve para que as elites políticas e económicas do mundo se reúnam.

Além disso, a participação de Trump surpreendeu porque o empresário chegou à presidência com um discurso contra a globalização e o comércio internacional, e participará de um evento que se reconhece por, precisamente, defender a livre circulação de bens e serviços, e elogia a desregulação.