Topo

Venezuela reativa conta de Hugo Chávez no Twitter para preservar mensagens

25/01/2018 13h12

Caracas, 25 jan (EFE).- O governo da Venezuela reativou a conta no Twitter do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013) para preservar as mensagens que o líder socialista publicou nesta rede social desde que abriu seu perfil, em abril de 2010, até fevereiro de 2013, um mês antes da sua morte.

A estatal Agência Venezuelana de Notícias (AVN) informou nesta quinta-feira que o perfil @chavezcandanga, como o governante se identificava na plataforma, será agora administrada pela Fundação Comandante Eterno Hugo Chávez, que trabalha para "preservar o pensamento" do criador da revolução bolivariana.

O anúncio foi feito em primeira mão por María Gabriela Chávez, filha do ex-presidente, também através do Twitter, e depois foi comentado por Diosdado Cabello no seu programa semanal de televisão.

"A razão é a seguinte: quando você tem uma conta do Twitter e passa muito tempo sem escrever nada, o Twitter apaga tudo depois de um tempo, acredito que são cinco anos, apaga toda a informação que há e se perde o conteúdo", disse Cabello, que foi ministro e vice-presidente durante os governos de Chávez.

O governista disse que a fundação administrará o perfil @chavezcandanga "para dar-nos esse material que está ali, que é tão importante para os venezuelanos, para que seja perdido".

Depois de quase cinco anos sem atividade, a conta no Twitter de Chávez surpreendeu seus mais de quatro milhões de seguidores na noite da quarta-feira com a publicação de um trecho de um discurso do ex-governante, proferido em seu programa de rádio em junho de 1999.

"Acima de todas as dores, nós pais, temos pela frente a tarefa de salvar a pátria para deixá-la aos nossos filhos. Esse é o chamado deste momento histórico que estamos passando", afirma a mensagem publicada junto a uma fotografia do ex-presidente.

O governo de Nicolás Maduro considera que Hugo Chávez "revolucionou e popularizou" o Twitter na Venezuela, razão pela qual realizaram vários fóruns sobre este tema, geralmente para festejar o aniversário da criação do perfil @chavezcandanga.

Dezenas de internautas chamaram atenção para o fato de que esta conta foi reativada na mesma semana em que a governista Assembleia Nacional Constituinte decidiu antecipar a eleição presidencial para antes de maio.