Topo

Autoridades indicam que terremoto em Java deixou um morto e 11 feridos

26/01/2018 09h25

Jacarta, 26 jan (EFE).- As autoridades indonésias indicaram nesta sexta-feira que uma pessoa morreu, 11 ficaram feridas e 2.855 edifícios foram danificados durante o terremoto de 6 graus de magnitude que sacudiu na terça-feira a ilha indonésia de Java, a mais povoada do arquipélago.

A vítima mortal faleceu em decorrência de um ataque no coração no distrito Lebak, nda província Banten, disse o diretor de Informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, em um comunicado.

Entre os feridos há sete em estado grave, vários deles estudantes que foram atingidos pelo desabamento de um telhado no distrito Cianjur, na província de Java Ocidental.

O terremoto provocou, além disso, danos em 2.760 domicílios, 7 centros religiosos, 2 hospitais, 17 centros educativos, 6 escritórios governamentais e 63 edifícios públicos, a maioria deles nos distritos de Lebak e Sukabumi, em Java Ocidental.

Os responsáveis do distrito de Lebak decretaram estado de emergência até 5 de fevereiro e a agência de gestão de desastres enviou ajuda à zona em forma de material escolar, materias de saúde e outros bens no valor de 302,9 milhões de rupias (US$ 22,7 mil).

O hipocentro do tremor foi localizado a 40 quilômetros de profundidade, diante do litoral de Banten, ao sudoeste da ilha, e cerca de 150 quilômetros de Jacarta, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica mundial.

O tremor foi sentido também nas províncias de Lampung, Java Central e na capital indonésia, em cujo núcleo urbano residem mais de 10 milhões de pessoas, e onde houve cenas de pânico e desalojamentos de edifícios.

Em 2004, um terremoto no norte da ilha indonésia de Sumatra gerou um tsunami que deixou pelo menos 280 mil mortos em nações banhadas pelo Oceano Índico.