Pesquisa aponta que 47% dos britânicos querem outro referendo do "Brexit"

Londres, 26 jan (EFE).- Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo jornal "The Guardian" apontou que 47% dos britânicos são a favor da realização de um segundo referendo sobre o "Brexit", contra 34% que são contra reabrir a questão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Eliminando os indecisos, 58% apoiariam a ideia de um novo referendo, enquanto 42% a rejeitariam, de acordo com o estudo elaborado pela firma ICM.

As conclusões da pesquisa apontam que há pessoas favoráveis a perguntar novamente aos britânicos em ambos os lados do debate, tanto entre os partidários de continuar na UE como entre os que preferem a saída.

Segundo a ICM, 25% dos que votariam pelo "Brexit" são a favor de convocar um novo referendo assim que o governo britânico alcançar um acordo com Bruxelas sobre os termos da futura relação entre as partes.

Londres espera assinar com a UE um amplo acordo que permita ao Reino Unido continuar comercializando com as menores barreiras possíveis com o bloco depois de seu desligamento oficial, que está previsto para 29 de março de 2019.

No referendo realizado em 23 de junho de 2016, 51,9% dos votantes britânicos foram a favor da saída do Reino Unido da UE.

Em dezembro do ano passado, a Câmara dos Comuns aprovou uma emenda que obrigará o governo da primeira-ministra, a conservadora Theresa May, a submeter à aprovação do Parlamento o pacto que ela firmar com Bruxelas para poder implementar as medidas estipuladas nas negociações com o bloco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos