Felipe VI completa 50 anos e reina entre desafios políticos

Jesús García Becerril.

Madri, 30 jan (EFE).- O rei Felipe VI completa 50 anos neste dia 30 de janeiro enquanto exerce desde 2014 um reinado na Espanha no qual teve que enfrentar sérios episódios de crise política, entre os quais está o atual desafio independentista da Catalunha.

Felipe de Bourbon subiu ao trono espanhol em junho de 2014 em substituição a seu pai, Juan Carlos I, que reinou desde o final de 1975, após uma ditadura de quatro décadas e cujo reinado dava sinais de exaustão nos últimos anos.

Nascido em 1968, depois de suas duas irmãs, as infantas Elena e Cristina, Felipe é rei porque a Constituição mantém a preferência do homem sobre a mulher na sucessão ao trono, ainda que cresçam as vozes que defendam a mudança dessa norma para adequá-la à igualdade entre os sexos.

A sua vida foi encaminhada para assumir no futuro as funções de chefe de Estado, por isso desde que em janeiro de 1986 jurou a Constituição perante as Cortes ao alcançar a maioridade, começou um processo de preparação intensa.

Assim, combinou seus estudos universitários na Espanha, complementados com um mestrado em Washington, e uma formação militar cansativa nas três armas do Exército, à qual se somou um conhecimento direto das mais diversas instituições públicas espanholas e europeias.

A renúncia do seu pai em 2014 abriu passagem para a etapa de Felipe VI, que no seu primeiro discurso como rei ofereceu aos espanhóis "uma Monarquia renovada para um tempo novo".

Felipe parecia consciente da diminuição de popularidade do seu pai, que durante décadas gozou de uma estima e um apreço generalizado, mas que começou a se dissolver nos últimos anos por casos como o do seu acidente enquanto caçava em Botswana em plena crise econômica espanhola, o que o obrigou a pedir desculpas publicamente.

Também o afetaram os problemas com a Justiça da sua irmã Cristina e do seu cunhado, Iñaki Urdangarin, em relação a uma empresa que possuíam em sociedade.

Em fevereiro do ano passado Cristina foi absolvida de um delito fiscal, enquanto Urdangarin foi condenado a seis anos e três meses de prisão.

O exemplo e legalidade que Felipe VI quer imprimir aos seus atos o levou a retirar de sua irmã o título de Duquesa de Palma que lhe tinha concedido seu pai, o que gerou um distanciamento na família.

O reinado de Felipe de Bourbon, ainda no começo, coincidiu com alguns momentos de crise política na Espanha, especialmente o periodo dos dez primeiros meses de 2016, com um Governo sem competência plena devido à falta de acordo dos partidos e ao desafio independentista da região da Catalunha, ainda vigente.

O rei teve que conversar várias vezes com os líderes das forças parlamentares sem sair do papel moderador que lhe atribui a Constituição.

Quanto à disputa catalã, existe uma opinião maioritária entre os analistas que foi para ele o mesmo que a tentativa de golpe de Estado de 1981 para seu pai, quando teve que sair na televisão, o mesmo que então teve que fazer Juan Carlos I para destacar e garantir a sobrevivência do sistema democrático perante os militares sublevados.

A mensagem televisionado sem precedentes com a qual Felipe VI se dirigiu aos espanhóis dois dias após o referendo separatista ilegal na Catalunha de 1 de outubro culminou um dos momentos mais delicados destes primeiros anos.

Naquele dia, com um tom enérgico e gestos que não tinham sido vistos antes, o rei advertiu que perante a situação "de extrema gravidade na Catalunha, os legítimos poderes do Estado deviam assegurar a ordem constitucional, a vigência do Estado de direito e o autogoverno da Catalunha".

Além disso, acusou os promotores da separação catalã de "deslealdade inadmissível".

Em 2004 Felipe se casou com Letizia Ortiz, uma antiga jornalista sem "sangue azul", com a qual tem duas filhas, Leonor (2005), que é a princesa de Astúrias e herdeira do trono, e Sófia (2007).

Recentemente, a Casa Real divulgou imagens do rei com sua esposa e suas filhas em diferentes situações privadas - um almoço, indo os quatro ao colégio das meninas e nos camarins da gravação do discurso de Natal - para aproximar a família dos espanhóis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos