Topo

Trump pedirá em discurso que americanos vivam unidos como uma família

30/01/2018 22h58

Washington, 30 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelará ao otimismo e ao espírito de unidade dos americanos em seu primeiro discurso sobre o Estado da União, no qual destacará o início de um "novo momento" para o país e pedirá aos cidadãos que vivam como uma só equipe, como uma família.

Segundo trechos do discurso antecipados pela Casa Branca, Trump afirmará que está construindo um país "seguro, forte e orgulhoso". Além disso, dirá que quer que todos os americanos conheçam a "dignidade do trabalho duro", a garantia de se sentirem seguros em casa e o orgulho patriótico pelos EUA.

"Esse é um novo momento para a América. Nunca houve um melhor momento para começar a viver o sonho americano", afirma o discurso que será lido por Trump no Congresso ainda hoje.

"Nesta noite quero falar sobre o tipo de futuro que teremos, e o tipo de nação. Todos nós, juntos, como uma só equipe, um povo e uma família americana", indica um dos trechos antecipados.

O presidente também abordará os avanços na luta contra o Estado Islâmico (EI) e voltará a afirmar o que já disse na semana passada em Davos, na Suíça, que a coalizão liderada pelos EUA já liberou "quase 100% dos territórios uma vez controlados por esses assassinos no Iraque e na Síria".

"Mas ainda resta muito trabalho a fazer. Seguiremos lutando até que o EI seja derrotado", dirá Trump ao Congresso.

Sobre sua política externa, o presidente republicano argumentará que "a complacência e as concessões só incitam a agressão e a provocação". E prometerá não repetir os erros de seus antecessores.

Além disso, Trump afirmará que após décadas de acordos comerciais injustos que sacrificaram a prosperidade do país, essa página foi virada. E pedirá ao Congresso que aprove rapidamente um pacote de US$ 1 trilhão de investimentos na infraestrutura americana.

"Os EUA são um país de construtores. Construímos o Empire State (Building) em apenas um ano. Não é uma desgraça que agora levemos dez anos para aprovar uma única permissão para uma simples estrada?", questionada o presidente.

Quanto à imigração, Trump prometerá que suas políticas ajudarão tanto os trabalhadores americanos como as comunidades que estão sofrendo, especialmente os imigrantes.

"Nesta noite estendo uma mão para trabalhar com membros de ambos os partidos, democratas e republicanos, para proteger nossos cidadãos de todas as origens, cor e credo", afirmará Trump.