Topo

Afeganistão envia comissão a Islamabad com provas de terroristas no Paquistão

31/01/2018 08h32

Cabul, 31 jan (EFE).- O Governo afegão enviou nesta quarta-feira uma delegação a Islamabad para apresentar às autoridades paquistanesas "evidências e documentos" que supostamente demonstram que os recentes ataques em Cabul reivindicados pelos talibãs foram elaborados no Paquistão.

O ministro afegão de Interior, Wais Ahmad Barmak, e o chefe da principal agência de inteligência do Afeganistão, o Diretório Nacional de Segurança (NDS), Masoom Stanekzai, estiveram à frente da delegação com a informação para as autoridades paquistanesas, indicou à Agência Efe Javid Faisal, porta-voz do Chefe do Executivo afegão, Abdullah Abdullah.

O porta-voz detalhou que, segundo os documentos, os responsáveis dos ataques em Cabul estão em território paquistanês, por isso que "o Paquistão necessita entregar esses terroristas ao Afeganistão".

A delegação também pedirá a altos comandantes do Exército paquistanês "que tomem medidas contundentes contra esses grupos terroristas que têm as suas bases no Paquistão e cometem atividades terroristas no Afeganistão", anotou Faisal.

As "evidências" das autoridades afegãs estão relacionadas com os ataques ao Hotel Intercontinental em Cabul, no qual morreram 20 pessoas, entre elas 14 estrangeiros, e o atentado com uma ambulância cheia de explosivos na capital afegã, que deixou 103 mortos e mais de 200 feridos.

Os dois atentados, perpetrados durante as duas últimas semanas, foram reivindicados pelos talibãs.

O Governo paquistanês assegurou ontem que entregou 27 suspeitos de pertencer aos talibãs afegãos e à rede Haqqani ao Afeganistão em novembro do ano passado.

O Paquistão negou reiteradamente a presença organizada destes grupos em seu território, mas o ministro de Assuntos Exteriores do país, Khawaja Asif, admitiu em várias ocasiões que é possível que a rede Haqqani tenha presença não organizada no país.