Topo

Espanha adverte que oportunidade de acordo com Mercosul pode ser perdida

31/01/2018 16h13

Bruxelas, 31 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Alfonso Dastis, advertiu nesta quarta-feira que a União Europeia (UE) "poderá perder uma grande oportunidade comercial e econômica" se não superar o bloqueio de suas negociações para um acordo comercial com os países do Mercosul.

A Comissão Europeia informou hoje que as negociações para a assinatura de um acordo de livre comércio com o bloco sul-americano estão em "posições difíceis", mas que acredita que, com a "vontade política" atual, será possível chegar a um acordo que, na opinião do ministro espanhol "é uma oportunidade que não pode ser perdida".

Dastis afirmou que os "interesses dignos de proteção" que os que colocam impedimentos ao acordo com o Mercosul na UE estariam fazendo valer "são menores na visão de conjunto e, além disso, podem ser compensados".

"A América Latina está aberta ao mundo e não podemos desperdiçar esta oportunidade por uma visão fechada", opinou o ministro, que insistiu que a região "será mais importante do que nunca nas próximas décadas".

"A UE está há muito tempo sem dar (à América Latina) a atenção necessária, um dia eles se cansarão de esperar", advertiu o ministro espanhol durante uma conferência organizada pelo jornal espanhol "El País" em Bruxelas.