Peruanos protestam em Lima e outras cidades contra indulto a Fujimori

Lima, 30 jan (EFE).- Milhares de pessoas fizeram uma manifestação nesta terça-feira em Lima e várias cidades do Peru, contra o indulto outorgado ao ex-presidente Alberto Fujimori pelo atual mandatário Pedro Pablo Kuczynski, em uma quinta mobilização desde o mês de dezembro.

A convocação do movimento "Não a Keiko" reuniu cerca de 5 mil pessoas no centro de Lima, de partidos políticos, sindicatos trabalhistas, organizações estudantis e familiares de vítimas de abusos dos direitos humanos.

Além disso, centenas de pessoas protestaram nas cidades de Arequipa, Tacna, Juliaca e Chiclayo, entre outras, que se juntaram aos atos contra o indulto humanitário dado ao ex-governante no dia 24 de dezembro do ano passado.

Levando cartazes com as lemas de "Fora PPK", "Indulto é Insulto", além de fotografias das vítimas, os manifestantes marcharam do Campo de Marte até Praça San Martín, onde teve uma outra manifestação.

A Defensoria do Povo acompanhou os manifestantes durante toda a mobilização e constatou o corte do iluminação pública em várias avenidas da rota, como ocorreu no ato anterior.

A mobilização de protesto foi realizada três dias antes da audiência convocada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José, na Costa Rica, para supervisionar o cumprimento da condenação imposta a Fujimori em 2009, de 25 anos de prisão.

Kuczynski concedeu o indulto a Fujimori três dias depois que se salvou da destituição no Congresso com a abstenção de Kenji Fujimori e outros nove legisladores, que foi sinalizado como uma negociação política pelas forças da oposição.

Na verdade, a bancada da Força Popular, liderada por Keiko Fujimori, resolveu nesta terça expulsar Kenji e outros dois legisladores das suas filas por terem desconsiderado a decisão do partido de votar em favor da destituição de Kuczynski.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos