Projéteis atingem aeroporto de Damasco após chegada de delegação do governo

Beirute, 31 jan (EFE).- Dois projéteis atingiram nesta quarta-feira o aeroporto internacional de Damasco, após a aterrissagem do avião no qual viajava a delegação que representou o governo sírio na conferência realizada ontem e anteontem na cidade de Sochi, na Rússia.

Um dos membros da equipe negociadora governamental, o deputado Fares Yinidan, afirmou em seu perfil no Facebook que "a oposição moderada teve como alvo o avião que transportava a delegação no Congresso Nacional procedente de Sochi".

"Graças a deus, não há danos", acrescentou.

Por sua parte, a agência de notícias oficial síria "Sana", que citou fontes da polícia de Damasco, informou da queda no aeroporto de dois projéteis lançados por grupos armados de Ghouta Oriental, principal bastião rebelde dos arredores da capital, sem ocasionar danos.

A agência, que não mencionou que nesse momento encontrava-se no local o avião da delegação do governo sírio, indicou que pouco depois o exército nacional efetuou "golpes de precisão" contra as áreas das quais foram disparados os foguetes.

A fonte assegurou que o ataque militar destruiu lançadores de projéteis e ocasionou "perdas humanas" nas fileiras dos grupos armados.

Por outra parte, a "Sana" apontou que outros cinco foguetes foram lançados contra Dahie Harasta, cidade sob domínio governamental ao norte de Damasco, sem deixar vítimas.

O Congresso do Diálogo Nacional Sírio, convocado pela Rússia e realizado em Sochi, terminou ontem com um acordo para criar uma comissão constitucional sob os auspícios da ONU.

No entanto, essa conquista ficou obscurecida pela ausência do principal agrupamento opositor, a Comissão Suprema para Negociações (CSN), e do Partido da União Democrática (PYD), a legenda política curdo-síria mais importante, que decidiram boicotar a conferência. EFE

ssa/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos