Topo

Polícia da Indonésia apreende 24 crânios humanos que seguiam para a Holanda

Autoridades alfandegárias da ilha de Bali, na Indonésia, apreenderam 24 crânios humanos que seriam enviados para a Holanda  - Firdia Lisnawati/AP
Autoridades alfandegárias da ilha de Bali, na Indonésia, apreenderam 24 crânios humanos que seriam enviados para a Holanda Imagem: Firdia Lisnawati/AP

09/02/2018 05h24

As autoridades alfandegárias da ilha de Bali, na Indonésia, apreenderam 24 crânios humanos que seriam enviados para a Holanda por meio do serviço dos correios, informam nesta sexta-feira fontes oficiais.

Himawan Indarjono, chefe da alfândega do Aeroporto Internacional de Ngurah Rai, em Bali, apontou como suspeito um indonésio identificado pela polícia como "R" e morador da cidade de Dempassar.

O suspeito tentou enviar os crânios, decorados com motivos tribais, em dois lotes (nos dias 11 e 18 de janeiro) e embalados em caixas de papelão.

Os oficiais de alfândegas detectaram o contrabando examinando as malas usando um aparelho de raio-X.

As autoridades investigam a possível origem e antiguidade dos restos humanos, esculpidos com padrões simétricos e sulcos e alguns ornamentados com chifres e corantes.

Os restos permanecem na Casa de Conservação do Patrimônio Cultural, em Bali, onde estão sendo analisados, embora a polícia disse que poderiam poderiam vir da ilha de Bornéu ou da ilha de Nova Guiné.

Em novembro do ano passado, a polícia da província de Papua, que compartilha a ilha de Nova Guiné com Papua Nova Guiné, prendeu duas pessoas, entre elas um alemão, que tentavam enviar três caveiras humanas por via aérea para a ilha de Celebes.