Forças turcas e rebeldes sírios controlam 25 localidades de Afrin

Beirute, 14 fev (EFE).- As forças turcas e facções rebeldes sírias aliadas de Ancara já controlam 25 localidades do enclave curdo de Afrin, o que representa 7% do total de cidades dessa região do norte da Síria, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os combates entre o exército turco e os insurgentes sírios, por um lado, e a principal milícia curdo-síria, as Unidades de Proteção do Povo (YPG, na sigla em curdo) acontecem na cidade de Sheikh Khurz, na região de Yindiris, que as tropas turcas tentam conquistar, segundo a fonte.

Desde o último dia 20 de janeiro, a Turquia e seus aliados desenvolvem uma ofensiva em Afrin, território controlado pelas YPG, grupo que Ancara considera terrorista por seus vínculos com a guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O Observatório acrescentou que a artilharia e a aviação turca atacaram hoje distintas partes de Afrin, como Yindiris e Al Sheikh Yidid, no sudoeste, assim como o monte de Barsaya e outras partes da área de Bilbile, no norte da região, situada na província de Aleppo.

Desde o início da operação militar turca, morreram pelo menos 77 civis - 21 deles menores e 15, mulheres -, 34 soldados turcos, 211 combatentes de facções sírias pró-Turquia e 163 milicianos das YPG, de acordo com dados do Observatório.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos