Burkina Fasso tem mais de 15 mil deslocados por insegurança no Sahel

Ouagadougou, 15 fev (EFE).- Mais de 15 mil pessoas tiveram que fugir de suas casas durante os últimos 14 meses em Burkina Fasso devido à insegurança na região do Sahel, disse nesta quinta-feira à Agência Efe o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O diretor da entidade em Burkina Fasso, Christian Munezero, disse, no entanto, que esse número está "muito além da realidade", já que muitos se recusaram a serem contabilizados.

A maioria dos deslocados encontraram refúgio em Baraboule, Djibo, Nassoumbou e Tongomayel, todas localidades situadas no norte do país.

O CICV ofereceu assistência com alimentos e outros bens a 6 mil pessoas deslocadas no Sahel em setembro, mas alertou que o número de afetados aumentaria a necessidade de água potável e água para o gado nas semanas seguintes.

O Unicef, por sua vez, disse hoje que, até o último dia 13, cerca de 98 escolas ficaram fechadas devido à insegurança.

A região do Sahel em Burkina Fasso é alvo de ataques jihadistas desde 2015, onde, apesar das operações das forças governamentais e das tropas francesas, a insegurança continua crescendo.

Dois policiais foram assassinados a tiros no fim de janeiro em Baraboule, na província de Soum, durante uma emboscada terrorista, e um oficial de polícia foi assassinado esta semana em Natiaboani, no leste de Burkina Fasso, quando a delegacia foi atacada por um grupo armado não identificado.

Burkina Fasso foi alvo de numerosos ataques jihadistas nos últimos dois anos, o mais grave deles em janeiro de 2015, quando cerca de 30 pessoas morreram no ataque a um hotel e a um restaurante em Ouagadougou por um comando da Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI). EFE

bo/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos