Coreia do Norte celebra de forma discreta o 76º aniversário de Kim Jong-il

Seul, 16 fev (EFE).- A Coreia do Norte festeja nesta sexta-feira o 76º aniversário do nascimento do ex-líder Kim Jong-il, uma das maiores festividades no país, que nesta ocasião acontece de forma discreta e em pleno desgelo entre Pyongyang e Seul.

O líder Kim Jong-un visitou o Palácio do Sol de Kumsusan na capital norte-coreana, como é tradição neste evento, e deixou uma coroa de flores diante dos corpos embalsamados do seu pai e seu avô, Kim Il-sung, fundador do país e da dinastia em 1948, segundo informou a agência estatal "KCNA".

Kim "prestou uma profunda homenagem e ofereceu uma reverência a Kim Jong-il", afirmou a imprensa norte-coreana, também informando que o líder supremo esteve acompanhado de altos cargos do Partido dos Trabalhadores, mas não de oficiais militares.

O Ministério da Unificação sul-coreano apontou que este ano, o Norte optou por uma comemoração modesta deste importantes evento, ao contrário do ano anterior.

Em 2017, o chamado "Kwangmyongsongjol" ("Dia da Estrela Brilhante") marcava o 75º aniversário de Kim Jong-il, que foi comemorado com um festival de flores "Kimjongilia" em Pyongyang, um grande baile na praça que leva o nome do ex-líder, além de fogos de artifício.

No ano passado, o regime prolongou os festejos até o dia 17, poucos dias após o assassinato do irmão do atual líder, e em um momento de tensão com a comunidade internacional pelo lançamento de um míssil balístico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos