Jornalista alemão Deniz Yücel é posto em liberdade na Turquia

Berlim, 16 fev (EFE).- O jornalista germânico-turco Deniz Yücel, preso há um ano na Turquia acusado de propaganda terrorista, foi posto em liberdade, segundo informou nesta sexta-feira o jornal alemão "Die Welt", para o qual trabalhava como correspondente.

A detenção de Yücel tinha turvado as relações entre Ancara e Berlim e ontem mesmo a chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a pedir ao primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, um julgamento rápido e justo para o correspondente, sobre o qual não pesava nenhuma acusação formal.

"Finalmente se decidiu a libertação do meu cliente, Deniz Yücel", publicou no Twitter o seu advogado, Veysel Ok.

Após "Die Welt" anunciar a libertação, um porta-voz do Ministério de Exteriores confirmou a notícia e a vice-porta-voz da Chancelaria, Ulrike Demmer, mostrou a sua alegria pelos seus amigos e familiares.

Demmer afirmou em entrevista coletiva que a libertação de Yücel, que na quarta-feira completou um ano na prisão, era um passo importante para melhorar as relações com a Turquia, pelo que se tinha trabalhado durante muito tempo.

No entanto, o porta-voz de Exteriores advertiu que, embora o caso Yücel tenha um grande significado, não é o único ponto no qual "houve dissonâncias entre Turquia e Alemanha".

Yücel foi detido há um ano acusado de "propaganda terrorista" a favor do proscrito Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK) e da confraria islamita de Fethullah Gülen, que, segundo o Governo turco, tramou o fracassado golpe de Estado de julho de 2016.

Logo depois do anúncio da libertação de Yücel, a Promotoria turca pediu uma pena dentre quatro e 18 anos de prisão para o jornalista, por causa do mesmo suposto delito de propaganda terrorista, em acusação que foi aceita pelo tribunal que lida com o caso e que tinha decretado ao mesmo tempo a liberdade do acusado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos