Trump e Netanyahu devem se reunir na Casa Branca em 5 de março

Washington, 16 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reunirão na Casa Branca no dia 5 de março, segundo informou nesta sexta-feira a imprensa local, que cita funcionários da Casa Branca como fontes.

A "CNN" afirma que o encontro ocorrerá no dia 5 de março, coincidindo com a visita de Netanyahu a Washington para participar do Comitê Americano-Israelense de Atividades Políticas (AIPAC), o principal grupo de pressão pró-Israel dos Estados Unidos.

Netanyahu e Trump se reuniram pela primeira vez na Casa Branca em fevereiro de 2017, quando o governante americano tomou distância da política mantida pelos três presidentes antecessores ao pôr em dúvida que a paz no Oriente Próximo deva passar pela criação de um Estado palestino, o que representou uma pequena vitória para a direita nacionalista de Israel.

Desde então, Trump tomou decisões que reforçam a sua postura pró-Israel, como reconhecer Jerusalém como capital do país e congelar os US$ 65 milhões que os EUA fornecem ao orçamento regular da agência da ONU para Refugiados Palestinos.

O encontro entre os dois líderes ocorrerá em clima de alta tensão em Israel, pois a polícia israelense recomendou nesta semana que a promotoria acuse Netanyahu por propina, fraude e abuso de confiança em dois casos de corrupção, nos quais o primeiro-ministro nega ter qualquer envolvimento.

Após a recomendação policial, Netanyahu falou na televisão e considerou o gesto uma "difamação" contra ele e sua família, com o suposto objetivo de tirá-lo do poder, e garantiu que não deixará o cargo.

Em um dos casos investigados, o primeiro-ministro teria aceitado luxuosos presentes de milionários para ele e sua família no valor de milhares de euros, supostamente em troca de favores. O chefe do governo e a sua esposa, Sara, reconheceram ter recebido presentes, mas como uma mera "troca entre amigos", e negam ter dado algo em troca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos