Topo

Empresa indica morte das 66 pessoas que viajavam em avião que caiu no Irã

Parentes e amigos dos passageiros mortos se reúnem nas cercanias do aeroporto de Mehrabad, no Irã - Atta Kenare/AFP
Parentes e amigos dos passageiros mortos se reúnem nas cercanias do aeroporto de Mehrabad, no Irã Imagem: Atta Kenare/AFP

De Teerã (Irã)

18/02/2018 06h34

As 66 pessoas que viajavam no avião da companhia aérea iraniana Aseman que caiu neste domingo (18), no centro do país, teriam morrido no acidente, segundo informações da empresa, obtidas de moradores locais. Trata-se, portanto, de uma informação extraoficial. As forças de resgate ainda não puderam chegar aos destroços da aeronave.

O departamento de relações públicas da Aseman detalhou para a imprensa oficial que os mortos seriam 60 passageiros, entre eles uma criança, e seis tripulantes, dois pilotos, dois comissários de bordo e dois membros do pessoal de segurança.

O avião, um ATR-72, de 20 anos de uso, decolou de Teerã às 8h locais (1h30, em Brasília) e fazia a rota doméstica entre a capital e a cidade de Yasuy, no sudoeste do país.

O porta-voz de Emergências iraniano, Moytaba  Khaledi, explicou que o aparelho desapareceu do radar cerca de 20 minutos depois de ter decolado.

O ATR se chocou contra uma montanha chamada Dena, da cordilheira de Zagros, perto da cidade de Samirom, no sul da província central de Isfahan.

As autoridades enviaram helicópteros para a região do acidente, por se tratar de uma área montanhosa de difícil acesso para ambulâncias, acrescentou Khaledi.

Evidências apontam que o acidente foi provocado pelas condições climatológicas, precisamente por nevoeiro e vento registrados nessa região.

O Irã conta com uma frota aérea obsoleta devido a anos de sanções internacionais, e na última década aconteceram no país vários acidentes graves.

O último foi em agosto de 2014 em Teerã, no qual morreram 40 pessoas. Três anos antes, outro avião comercial caiu durante uma tempestade de neve no norte do país, o que provocou a morte de 77 pessoas.

acidente ira - Atta Kenare/AFP - Atta Kenare/AFP
Parentes das vítimas são atendidos por autoridades
Imagem: Atta Kenare/AFP

Resgate dificultado

O mau tempo deste domingo dificulta os trabalhos de resgate da aeronave.

O porta-voz da Aseman Airlines, Mohamad Taqi Tabatabai, explicou à Agência Efe que os funcionários da companhia ainda não conseguiram chegar ao local do acidente.

Tabatabai afirmou que ainda não foi possível confirmar se os 66 passageiros e tripulantes morreram, pois essa foi uma informação dada pelos habitantes da região.

Anteriormente, os veículos de imprensa oficiais iranianos, citando responsáveis da companhia aérea, informaram que todas as pessoas a bordo tinham morrido.

Um helicóptero enviado ao local do acidente não conseguiu aterrissar por causa da forte chuva, nevoeiro e vento que atingiam a região.

Mais de 20 equipes de três províncias foram enviadas à zona, anunciou o diretor de operações de resgate do Crescente Vermelho iraniano, Morteza Salimi.

O mau tempo obrigou a cancelar vários voos domésticos no Irã nas últimas 24 horas.