Topo

Trump receberá primeiro-ministro da Austrália nos EUA na próxima sexta

18/02/2018 16h52

Washington, 18 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá na próxima sexta-feira na Casa Branca o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, com o objetivo de celebrar os 100 anos de amizade entre as duas nações, confirmou neste domingo o governo americano.

Ao informar sobre a agenda semanal de Trump, a Casa Branca indicou que o líder e a primeira-dama Melania Trump receberão Turnbull na sexta-feira, dia 23, na residência presidencial.

A relação entre Trump e Turnbull começou com certa tensão em janeiro de 2017, quando o presidente americano dirigiu duras críticas ao líder australiano em uma ligação telefônica.

Segundo os relatos veiculados na imprensa na época, Trump criticou um acordo pelo qual o ex-presidente Barack Obama tinha se comprometido a receber 1.250 refugiados que estavam sob custódia da Austrália. O magnata acusou Turnbull de exportar os "próximos terroristas de Boston" e disse que a conversa tinha sido a "pior" com um líder estrangeiro.

A tensão diminuiu a partir de um encontro entre os dois em Nova York em maio, quando Trump declarou que sua relação com Turnbull era "genial", e os dois se reuniram novamente em novembro em Manila, nas Filipinas, onde mantiveram uma reunião trilateral com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Em sua reunião de sexta-feira, Trump e Turnbull conversarão sobre "uma série de prioridades compartilhadas nos planos bilateral, regional e global, entre elas a luta contra o terrorismo, a promoção do crescimento econômico e a expansão da cooperação de segurança e defesa na região indo-pacífica", segundo a Casa Branca.

"Os líderes celebrarão 100 anos de amizade durante a guerra, a paz e a prosperidade, e traçarão o rumo para o próximo século de aliança", acrescentou a Casa Branca em comunicado.