Ataques aéreos e de artilharia deixam 54 mortos perto de Damasco

Beirute, 19 fev (EFE).- Pelo menos 54 civis morreram e outros 250 ficaram feridos nesta segunda-feira em ataques aéreos e de artilharia contra várias áreas da região de Ghouta Oriental, o principal reduto opositor dos arredores de Damasco, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O maior número de mortos foi registrado na cidade de Hamuriya, onde pelo menos 20 pessoas morreram em decorrência de bombardeios de aviões não identificados, indicou o Observatório, que anteriormente tinha informado de 18 mortos em toda a região.

As demais vítimas morreram em ataques aéreos e de artilharia, estes últimos por parte das forças governamentais sírias, em Saqba, Otaya, Yisrin e Zamalka.

A fonte não descartou que o número de mortos em Ghouta Oriental aumente, uma vez que há dezenas de feridos em estado grave e desaparecidos entre os escombros.

A Defesa Civil Síria, que efetua trabalhos de resgate em áreas fora do controle do governo, confirmou no Twitter a morte de 20 civis nos bombardeios em Hamuriya.

Os também chamados "capacetes brancos" publicaram um vídeo gravado minutos depois do ataque no qual se via civis perambulando desorientados pela rua e consideráveis destroços em edifícios.

Nas últimas semanas, centenas de pessoas morreram devido ao aumento dos ataques contra Ghouta Oriental, onde a ONU calcula que cerca de 400.000 pessoas estão presas pelo cerco governamental.

No início deste mês a ONU pediu uma pausa humanitária de pelo menos 30 dias no conflito para poder atender a centenas de milhares de sírios em áreas cercadas ou de difícil acesso e para evacuar doentes e feridos.

No último dia 14 de fevereiro entrou o primeiro comboio humanitário em Ghouta Oriental desde o final de outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos