Topo

França detém 3 suspeitos de relação com atentados na Catalunha

20/02/2018 11h53

Paris, 20 fev (EFE).- As forças da ordem da França detiveram nesta terça-feira no sul do país três pessoas suspeitas de relação com os atentados cometidos por uma célula jihadista nas cidades de Barcelona e Cambrils, na Espanha, em agosto do ano passado, confirmaram fontes judiciais.

Duas das detenções, que ocorreram em virtude de uma comissão rogatória lançada pela Espanha, ocorreram no departamento de Tarn, cuja capital é Albi, e o terceiro no de Gard, cuja capital é Nimes, detalharam as fontes à Agência Efe.

A Justiça francesa abriu no dia 31 de janeiro uma investigação relacionada com os atentados dos dias 17 e 18 de agosto de 2017 na comunidade autônoma espanhola da Catalunha pelas acusações de tentativa de assassinato e terrorismo.

Fontes da investigação citadas pelo emissora "BFMTV" assinalaram que as detenções foram efetuadas por agentes da Direção Geral de Segurança Interior (DGSI, o serviço secreto francês).

Segundo o Ministério do Interior da Espanha, os três detidos supostamente têm vínculos com Driss Oukabir, um dos membros da célula terrorista que atualmente está na prisão.

Poucos dias depois dos ataques em Barcelona e Cambrils, vieram à tona informações de que vários integrantes da célula tinham realizado uma viagem relâmpago a Paris apenas uma semana antes, e que passaram uma noite num hotel nos arredores da capital.

Os serviços secretos dos países vêm colaborando para esclarecer os motivos desse deslacamento a Paris, cujo objetivo não tinha ficado claro.