Homem que planejava atentar no Reino Unido é condenado à prisão perpétua

Londres, 22 fev (EFE).- Um Tribunal britânico condenou nesta quinta-feira Munir Mohammed, de 36 anos e residente em Derby (Inglaterra), a uma sentença de prisão perpétua, da qual deverá cumprir um mínimo de 14 anos, por planejar atentar no Reino Unido com uma bomba de fabricação caseira.

O Tribunal Penal de Old Bailey, em Londres, ditou também uma pena de 12 anos de prisão contra Rowaida El-Hassan, uma farmacêutica de 33 anos, que Mohammed tinha conhecido em um portal de relacionamento para muçulmanos.

O condenado, de origem sudanesa, tinha pedido asilo no Reino Unido e se apresentou como voluntário para atuar como um "lobo solitário" em mensagens enviadas através da rede social Facebook a responsáveis do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), segundo foi revelado durante o processo.

O juiz Michael Topolski considerou provado que Mohammed estava desenhando um plano para provocar uma explosão com um bomba que poderia ter incluído a toxina ricinina, a fim de causar múltiplas mortes.

O promotor Sue Hemming sustentou durante o processo judicial que o agora condenado entrou em contato com Hassan através do portal de SingleMuslim.com, para que fosse cúmplice na preparação do ataque, devido aos seus conhecimentos de química.

Ambos conversaram através de internet sobre assuntos cotidianos e sobre temas relacionados com o Estado Islâmico e terminaram se relacionamento como casal.

Quando foi detido em dezembro de 2016, Mohammed tinha em seu poder manuais sobre a fabricação de explosivos caseiros e ricinina, um potente veneno.

Em sua sentença, o juiz afirma que o agora condenado ainda não tinha decidido se o explosivo que pensava utilizar seria um bomba convencional ou conteria ricinina para aumentar o efeito, mas ressalta que a intenção de cometer um atentado era "consistente e sustentada".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos