Topo

Mosaico gigante de Cristo é inaugurado em templo ortodoxo na Sérvia

22/02/2018 22h03

Belgrado, 22 fev (EFE).- Um grande mosaico de 40 toneladas que representa a ascensão de Jesus Cristo foi inaugurado nesta quinta-feira na igreja de São Sava em Belgrado, um dos maiores templos ortodoxos do mundo.

A cerimônia de inauguração da obra foi comandada pelo presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, e o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que está em visita em Belgrado para celebrar o 180º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

No total, 70 artistas da Rússia e da Sérvia demoraram um ano para elaborar a obra, que foi transferida esta semana de Moscou a Belgrado para instalá-la a 65 metros de altura no teto da igreja, segundo informou a agência de notícias "Tanjung".

Os quatro milhões de euro que a obra custou foram financiados pela empresa de gás russa Gazprom.

A catedral é um dos principais pontos turísticos de Belgrado. Sua edificação começou antes da Segunda Guerra Mundial, em 1939, e o projeto foi deixado de lado depois pelas autoridades comunistas, que estiveram no poder até o final dos anos 80, e sua construção voltou a começar depois.

Sérvia e Rússia, ambos países de maioria cristã ortodoxa, são aliados tradicionais e mantêm relações muito próximas.