PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Novo comboio de forças governamentais sírias entra na região de Afrin

22/02/2018 09h06

Beirute, 22 fev (EFE).- Um novo comboio de forças governamentais da Síria entrou nesta quinta-feira na região de Afrin, no noroeste do país árabe e controlada pela milícia curda Unidades de Proteção do Povo (YPG, na sigla em curdo), segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos

O novo rodízio de tropas leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, chegou nas últimas horas a Afrin, em virtude do acordo com as YPG para defender a região da ofensiva do Exército turco e de facções rebeldes sírios pró-Ancara, afirmou a fonte.

A Turquia e seus aliados desenvolvem desde o diz 20 de janeiro uma ofensiva em Afrin contra as YPG, às quais o Governo turco considera terroristas por causa dos seus vínculos com a guerrilha curda presente no seu território, o Partido dos Trabalhadores do Kurdistán (PKK).

Apesar da entrada na terça-feira passada de um primeiro comboio de milicianos sírios pró-governo, as forças turcas tomaram ontem o controle de quatro povoados de Afrin e se aproximaram dos arredores do lago Maidanki.

De acordo com o Observatório, desde o início da ofensiva a Turquia assumiu o controle de 53 povoados de Afrin, onde há mais de 350 localidades.

Por outro lado, a ONG ressaltou que os combates continuam no norte e no oeste do enclave entre as YPG e as tropas turcas e facções rebeldes sírias.

Internacional