EUA impõem sanções a 27 empresas e 28 navios por ajuda à Coreia do Norte

Washington, 23 fev (EFE).- O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos impôs nesta sexta-feira sanções econômicas contra 27 empresas e 28 navios registrados em vários países, entre eles China, Panamá e Tanzânia, para "aumentar a pressão e isolar ainda mais" o regime da Coreia do Norte.

"O Tesouro está atacando de maneira agressiva todas as vias ilícitas usadas pela Coreia do Norte para evitar sanções, entre elas medidas decisivas para impedir que navios, companhias de navegação e outras entidades do mundo trabalhem para o regime da Coreia do Norte", indicou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em comunicado.

A lista completa dos países onde estão registradas essas embarcações e empresas são: Coreia do Norte, China, Cingapura, Taiwan, Hong Kong, Ilhas Marshall, Panamá, Tanzânia e Comores.

"Isto dificultará significativamente a capacidade do regime de Kim Jong-un de realizar atividades marítimas evasivas que facilitam o transporte ilegal de carvão e combustível, e erodir suas capacidades para comercializar bens através de águas internacionais", comentou Mnuchin.

O anúncio do Tesouro acontece pouco depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, qualificou a nova rodada de sanções como o "maior conjunto" das mesmas aplicadas contra Pyongyang.

Mnuchin acrescentou que "o presidente deixou claro para as companhias de todo o mundo que, caso decidam ajudar a financiar as ambições nucleares da Coreia do Norte, estas não vão fazer negócios com os EUA".

Como consequência da designação do Tesouro, ficam congelados os ativos que essas entidades e empresas possam ter sob jurisdição americana e estas também estão proibidas de fazer transações financeiras com cidadãos americanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos