Topo

Trump tacha como "desgraça humanitária" ações de Rússia e Irã na Síria

23/02/2018 18h05

Washington, 23 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tachou nesta sexta-feira como "desgraça humanitária" as recentes ações de Rússia, Irã e Síria nesse último país, em uma aparente referência aos bombardeios do regime sírio contra o enclave rebelde de Ghouta Oriental, onde morreram mais de 400 pessoas.

"O que Rússia, Irã e Síria fizeram recentemente é uma desgraça humanitária", disse Trump em entrevista coletiva junto ao primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull.

"Nós estamos ali por uma só razão, para acabar com o Estado Islâmico (EI) e voltar para casa. Não estamos ali por nenhuma outra razão e quase conseguimos nosso objetivo. Mas o que esses três países fizeram ao povo recentemente é uma desgraça", acrescentou.

Desde o último domingo, Ghouta Oriental, principal reduto rebelde dos arredores de Damasco, é cenário de uma escalada de ataques, nos quais morreram 462 pessoas, 103 delas menores e 63 mulheres, enquanto 2.269 ficaram feridas, de acordo com os últimos dados do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Hoje morreram pelo menos 32 pessoas em uma nova jornada de ataques por parte das forças aéreas síria e russa e da artilharia governamental contra o bastião opositor.

Os membros do Conselho de Segurança da ONU estão negociando para conseguir um acordo que imponha uma trégua de 30 dias na Síria, e é possível que aprovem hoje uma resolução nesse sentido, segundo o presidente rotativo do órgão, Mansour Al Otaibi.

O Conselho de Segurança está há cerca de duas semanas discutindo esta resolução, mas os apelos internacionais por uma trégua se intensificaram nos últimos dias por conta do alto número de baixas nos bombardeios sobre Ghouta Oriental.