Topo

Governo francês diz ter neutralizado 2 projetos de atentados este ano

25/02/2018 07h36

Paris, 25 fev (EFE).- O ministro do Interior da França, Gérard Collomb, afirmou neste domingo que neste ano foram neutralizados dois projetos de atentados no país contra militares da operação antiterrorista Sentinelle e contra uma infraestrutura esportiva.

Collomb detalhou na emissora "Europe 1" que o planejamento desses ataques "não estava completamente finalizado" e adiantou somente que estavam previstos no sul e no oeste da França.

As pessoas por trás desses de supostos futuros atentados, sobre as quais não deu mais detalhes, estão nas mãos das autoridades.

"O terrorismo ainda vai durar vários anos. A ameaça continua existindo", concluiu o ministro, na mesma semana na qual o Executivo apresentou um novo plano com 60 medidas para conter o aumento de pessoas fichadas como potencialmente radicalizadas, que em 2018 já são quase 20 mil, pelo menos 60% a mais que em 2016.

As escolas particulares, as redes sociais, o esporte e as prisões, com a criação de 1.500 locais dedicados a detidos radicalizados, 450 deles este mesmo ano, são quatro dos âmbitos nos quais esse combate terá foco.