Topo

Milhares de romenos saem às ruas para apoiar promotora anticorrupção

25/02/2018 20h29

Bucareste, 25 fev (EFE).- Milhares de pessoas protestaram neste domingo nas principais cidades da Romênia para apoiar à chefe da Promotoria Anticorrupção (DNA), Laura Codruta Kovesi, e mostrar rejeição aos planos do governo de demiti-la.

"Justiça para todos!" foi uma das frases mais gritadas pelas quase 4 mil pessoas que participaram do ato em Bucareste, apesar das baixas temperaturas, na frente da sede do governo. Em outras cidades, como Timisoara, Sibiu e Brasov, o protesto reuniu centenas de cidadãos.

"Exigimos que o ministro de Justiça vá embora e deixe Kovesi seguir com o combate à corrupção", disse à Agência Efe Ionut Baias, que participava do protesto.

O ministro de Justiça, Tudorel Toader, iniciou na quinta-feira passada os trâmites para expulsar a promotora, após acusá-la de "excesso de autoridade", violação da Constituição e de prejudicar a imagem do país no exterior com as investigações sobre casos de corrupção na política.

O presidente da Romênia, Klaus Iohannis, que realmente tem o poder para tirar Kovesi, já disse que não existem motivos para fazer isso. Mais de 90 mil pessoas assinaram recentemente uma petição online para Iohannis não destitui-la.

Laura Codruta Kovesi, de 44 anos, é uma das personalidades mais populares do país depois de ter levado centenas de políticos aos tribunais por crimes de corrupção.

O governo social-democrata, no poder desde o final de 2016, tentou suavizar as leis contra a corrupção, o que também beneficiaria políticos do seu partido. Há um ano, foi aprovado um decreto de emergência que descriminalizar alguns crimes de corrupção, e o país viu surgir a maior onda de protestos populares desde a queda do comunismo em 1989.

Em novembro do ano passado, uma polêmica reforma da Justiça, que a oposição considera que prejudica a independência do poder judiciário, provocou outra série de protestos e eles se estendem até agora.