PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump visitará protótipos do muro com o México em março, diz jornal

26/02/2018 22h02

Washington, 26 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja visitar os arredores da cidade de San Diego (Califórnia) em meados de março para ver de perto os protótipos do muro que prometeu construir na fronteira com o México, segundo informou o jornal "The Washington Post".

Na que pode ser a primeira visita do republicano à fronteira com o México, Trump pretende ir à região para ver pessoalmente os protótipos do muro e aprender mais sobre a sua possível construção, explicou a publicação, que cita fontes oficiais envolvidas nos planos para a visita.

O governante americano, que não viaja para a Califórnia desde que chegou ao poder, há mais de um ano, também deve visitar a cidade de Los Angeles para liderar um ato de arrecadação de recursos para o Comitê Nacional Republicano.

Perguntada sobre o assunto pela Agência Efe, uma fonte da Casa Branca que pediu o anonimato lembrou que Trump expressou há meses a intenção de "ver os protótipos do muro fronteiriço", mas garantiu que "não há uma hora nem data confirmada para essa viagem".

Seis empresas construíram oito protótipos possíveis para o muro em um lugar situado a poucos metros do atual terreno que divide Otay Mesa (Califórnia) e a cidade mexicana de Tijuana, e o governo americano começou a avaliá-los no dia 1º de dezembro do ano passado.

Trump já havia dito em setembro, durante um ato no Alabama, que avaliaria "pessoalmente" os protótipos do muro e escolheria a empresa que se encarregará da construção.

Segundo o Departamento de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP), o muro com o México será o resultado da união de uma série de caraterísticas dos protótipos, de modo que, por exemplo, as autoridades juntarão a altura de um modelo com os mecanismos de outro e, como resultado, designarão a muralha.

A ideia é que na maior parte dos 3.180 quilômetros de fronteira com o México haja uma cerca que permita ver que ocorre do outro lado e que, em algumas zonas de maior periculosidade, exista um muro sólido, feito com materiais consistentes como cimento e que sirva para reforçar a segurança.

Por isso, as empresas fizeram dois tipos diferentes de protótipo: um muro sólido, composto por materiais como cimento, e uma cerca feita com materiais que permitam ver que ocorre do outro lado e que seja construída, por exemplo, com barras de ferro.

Todos os protótipos medem entre 5,5 e 9 metros de altura e incluem mecanismos para impedir que os imigrantes os escalem ou construam túneis clandestinos por baixo.

Internacional