Topo

Procurador peruano diz que ex-diretor da Odebrecht colaborou com investigação

28/02/2018 18h03

São Paulo, 28 fev (EFE).- O coordenador da Procuradoria de Lavagem de Dinheiro do Peru, Rafael Vela, afirmou nesta quarta-feira, após um depoimento do ex-diretor da construtora Odebrecht no país sul-americano, o brasileiro Jorge Barata, que sua equipe está "satisfeita" com o interrogatório, realizado em São Paulo, e que ele "colaborou plenamente" com as autoridades.

"Estamos satisfeitos e com a sensação de dever cumprido. Saímos com a satisfação de que a diligência aconteceu com absoluta normalidade e a partir dessa situação os promotores continuarão com as investigações", afirmou Vela.

Barata foi interrogado hoje na sede do Ministério Público Federal (MPF) na capital paulista como parte da investigação de um caso de lavagem de dinheiro envolvendo a construtora e a líder do partido Força Popular, Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

Ontem, Barata havia prestado outro depoimento em um processo que investiga o ex-presidente Ollanta Humala por corrupção.

Vela não deu detalhes sobre as declarações de Barata neste segundo dia de interrogatório, que durou mais de cinco horas, mas confirmou que os promotores coletaram "muitas informações".

"Barata colaborou plenamente, e a empresa Odebrecht também", ressaltou Vela. "Foi testemunho relevante, que revalida a decisão dos promotores de ativar o mecanismo de cooperação internacional".

Barata chegou pouco depois das 8h à sede do MPF em São Paulo e saiu do edifício por volta de 15h após responder as perguntas do promotor José Domingo Pérez na investigação de lavagem de dinheiro contra a filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

A Odebrecht admitiu ter pagado propinas a funcionários públicos e políticos no Peru de 2005 a 2014, período que compreende os mandatos presidenciais de Alejandro Toledo, Alan García e Ollanta Humala.

As investigações seguintes revelaram apoios a outros políticos, como a líder do partido fujimorista Força Popular, Keiko Fujimori, e a ex-prefeita de Lima, Susana Villarán.