Topo

Aviões turcos bombardeiam Afrîn durante passagem de comboio humanitário

01/03/2018 08h38

Beirute, 1 mar (EFE).- Aviões da Turquia bombardearam nesta quinta-feira várias áreas de Afrîn, que fica na região noroeste da Síria e é controlada por milícias curdas, enquanto um comboio humanitário entrava na zona, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A organização afirmou que a aviação turca teve como alvo a cidade de Haj Khalil, a oeste de Afrîn, onde houve um número indeterminado de mortos e feridos. Também foram registrados bombardeios similares na cidade de Badini, em Raju. Enquanto isso, os enfrentamentos entre as forças turcas e a milícia cudo-síria Unidades de Proteção do Povo (YPG) continuam em Balika.

Estes fatos coincidiram com a entrada de um comboio de ajuda na região de Afrîn com um carga com assistência para 50 mil pessoas, confirmou à Agência Efe a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Síria, Ingy Sedky, em e-mail. A caravana, organizada em parceria com o Crescente Vermelho na Síria, tem 29 caminhões com 430 toneladas de alimentos, provisões médicas e materiais para purificação de água. Segundo ela, a última vez que um comboio humanitário da sua organização entrou nesta região foi em 3 de dezembro.

Desde 20 de janeiro, forças turcas e facções rebeldes sírias que apoiam a Turquia desenvolvem uma operação militar em Afrîn, controlada pelas YPG, que o governo turco considera uma organização terrorista por causa dos vínculos que o grupo tem com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), presente em seu território.