Topo

Cazaquistão homenageia três espanhóis por seu trabalho diplomático

01/03/2018 17h58

Madri, 1 mar (EFE).- O Cazaquistão homenageou nesta quinta-feira o ex-presidente do Senado da Espanha, Juan José Lucas, o político espanhol José María Chiquillo e o diplomata Manuel Larrotcha, também espanhol, por seu papel na construção das relações bilaterais entre Astana e Madri.

"O governo do nosso país decidiu condecorar algumas das pessoas que nos acompanharam no caminho, nos apoiaram e tornaram possíveis algumas conquistas do Cazaquistão", disse o embaixador do Cazaquistão na Espanha, Bakyt Dyussenbayev, durante a cerimônia realizada na embaixada cazaque em Madri.

O governo do país centro-asiático entregou aos três espanhóis uma medalha comemorativa do 25º aniversário da independência do Cazaquistão fabricada com ouro puro cazaque.

"Tenho um sentimento de gratidão e compromisso; de gratidão ao Cazaquistão e de compromisso com o futuro", declarou Lucas, que liderou uma delegação espanhola de senadores para zelar pela transparência nas eleições presidenciais cazaques de 2011, ao receber a condecoração.

"O Cazaquistão é um país-eixo fundamental nas relações norte-sul, com países como China e Rússia, e leste-oeste, com a Europa e a Ásia", comentou.

Por sua parte, o deputado por Valencia e presidente internacional do Programa da Unesco da Rota da Seda, José María Chiquillo, qualificou a homenagem como um "reconhecimento a um trabalho que fizemos nos últimos anos de amizade e cooperação entre nossos países".

"As relações entre a Espanha e o Cazaquistão evidenciam que há outra maneira de fazer política internacional, a partir da cooperação, do respeito e da confiança", ressaltou Chiquillo.

Para Larrotcha, embaixador na Missão Especial para a Ásia Central, "a Espanha inteira foi reconhecida pelo presidente (Nursultan) Nazarbayev".

"É um reconhecimento a muitos empresários espanhóis que trabalham diariamente no Cazaquistão e colaboram no processo de desenvolvimento" do país centro-asiático nos âmbitos de mineração e transporte aéreo e ferroviário, disse Larrotcha.

Entre os presentes ao evento estavam também o ex-presidente do Congresso espanhol, Jesús Posada, e o diplomata Fernando de la Serna, entre outras personalidades da política e da diplomacia.