Topo

Japão exporta primeiro lote de pescado capturado em Fukishima desde 2011

01/03/2018 08h31

Tóquio, 1 mar (EFE).- O Japão exportou nesta quinta-feira à Tailândia o primeiro lote de pescado capturado nas águas de Fukushima, que significa o primeiro envio ao exterior de produtos do mar frescos originários desta região desde o acidente nuclear ocorrido há quase sete anos.

A carga inclui 110 quilos de duas variedades de linguado e tem como destino restaurantes japoneses de Bangcoc, segundo confirmou à Agência Efe um porta-voz da confraria de pescadores da prefeitura de Fukushima.

A associação local de pescadores pôde exportar seus produtos depois que o Governo regional negociou com uma companhia importadora da Tailândia que não impõe restrições a produtos pesqueiros nipônicos por causa da catástrofe desencadeada pelo terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011.

Trata-se da primeira ocasião desde então na qual são exportados produtos marítimos frescos desde esta região, que acredita que obterá mais encomendas do mesmo importador e de outros países, explicou à Efe o responsável do departamento de promoção de produtos do Governo de Fukushima.

A captura procede de um porto de Soma, cerca de 50 quilômetros da acidentada central de Fukuhsima Daiichi, desde onde vazou água contaminada.

As autoridades japonesas fazem restritos controles de todos os produtos agrícolas, gado e peixe procedentes desta região, que já são vendidos no Japão, ainda que sejam mantidas limitações sobre a agricultura e o gado nas zonas mais próximas à usina.

Dezenas de países ainda aplicam limitações e vetam a importação de produtos nipônicos originários de Fukushima por temor de que estejam contaminados, enquanto a União Europeia suspendeu em dezembro parte de suas restrições.

Os pescadores desta cidade voltaram a trabalhar no verão de 2012, mais de um ano após o acidente, e desde então seus produtos só podem chegar ao mercado após receber uma certidão das autoridades de que são seguros para o consumo humano.