Nacionalista xinga a única mulher candidata à presidência da Rússia em debate

Moscou, 1 mar (EFE).- O político ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky chamou de "p..." e "velha asquerosa", entre outras ofensas, Ksenia Sobtchak, a única mulher candidata à presidência da Rússia, em um acalorado debate televisionado para as eleições de 18 de março.

No debate, transmitido ontem à noite pelo canal público "Rossiya" como parte da campanha eleitoral, participaram sete dos oito candidatos que concorrem, todos exceto o atual presidente Vladimir Putin, que não quis participar do evento com os outros candidatos.

Quando um dos candidatos, o nacionalista Sergei Baburin, falava, acabou sendo interrompido por Zhirinovsky, que o acusou de estar mentindo e Sobtchak acabou se envolvendo na discussão.

"Com a sua idade, não é bom se preocupar dessa maneira, é sério", disse a jornalista e candidata ao se dirigir ao polêmico e veterano Zhirinovsky, de 71 anos, que concorre pela sexta vez nas eleições presidenciais.

"Fecha o bico, estúpida!", respondeu o polêmico líder do Partido Liberal Democrático, conhecido pelas suas frequentes saídas de tom, enquanto os participantes gritavam e trocavam acusações e o moderador se esforçava para tentar manter a ordem.

"Não se deve trazer verdureiras da rua. Isto é asqueroso, cala a boca!", continuou Zhirinovsky.

A discussão esquentou até que a candidata pegou um copo e jogou água no ultranacionalista.

"Lixo, velha asquerosa, p...! ", gritou Zhirinovsky, com as roupas molhadas.

Oito candidatos concorrem às eleições de 18 de março, nas quais o claro favorito é Putin, que fez hoje o seu discurso do estado da nação para as duas câmaras do parlamento, um ato que foi adiado em dois meses com claros motivos eleitorais, denuncia a oposição.

Além de Putin, Sobtchak e Zhirinovsky, concorrem à presidência Pavel Grudinin, candidato do Partido Comunista, o veterano político liberal Grigory Yavlinsky, o empresário Boris Titov, líder do Partido do Crescimento, o nacionalista Sergei Baburin, e o comunista radical Maxim Suraikin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos