Topo

Merkel e Trump demonstram preocupação com anúncio de míssil nuclear de Putin

02/03/2018 09h56

Berlim, 2 mar (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "estão preocupados" após as declarações do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o desenvolvimento armamentístico do seu país e pelo "impacto negativo nos esforços internacionais para um controle de armas".

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, informou nesta sexta-feira que Merkel e Trump tiveram ontem uma conversa por telefone na qual abordaram o discurso de Putin nesse mesmo dia, quando o chefe do Kremlin anunciou que seu país possui um míssil nuclear capaz de inutilizar o escudo antiaéreo americano e qualquer ataque procedente do exterior.

Ambos os líderes destacaram a necessidade de esperar que "se concretizem" os planos do presidente russo, acrescentou o porta-voz, que não deu mais detalhes sobre o que foi abordado na conversa devido à "confidencialidade" imposta a este tipo de conteúdo.

Merkel e Trump também se mostraram de acordo quanto a obrigação de o regime sírio e seus aliados iranianos e russos implementarem "imediatamente e na sua totalidade" a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que "exige um cessar-fogo imediato na Síria".

Além disso, a chanceler alemã e o presidente americano exigiram que a Rússia termine "sua participação nos bombardeios de Ghouta Oriental e motive o regime de (o presidente sírio, Bashar al) Assad a acabar com as operações ofensivas" contra áreas com população civil.

Ao mesmo tempo, Merkel e Putin ressaltaram que o regime sírio "deve responder à piora da situação humanitária em Ghouta Oriental" no que se refere tanto ao uso de armas químicas quanto aos ataques contra civis e o bloqueio à ajuda humanitária.