Rússia diz que está apoiando operação terrestre contra rebeldes em Guta

(corrige guia: é ampliação)

Moscou, 2 mar (EFE).- A Rússia disse nesta sexta-feira que sua aviação apoia as forças sírias em uma "operação terrestre de grande escala contra os terroristas" em Guta Oriental, o reduto opositor perto de Damasco, em resposta aos ataques dos rebeldes.

"As provocações por parte de grupos ilegais tornaram imprescindível e inevitável uma operação antiterrorista terrestre em grande escala em Guta Oriental, que é apoiada pelo ar pelas Forças Aéreas da Síria e da Rússia", declarou em entrevista coletiva a porta-voz do Ministério de Exteriores, Maria Zakharova.

Ela acrescentou que desde que foi decretada a trégua humanitária diária nessa região os rebeldes "intensificaram sua atividade".

Além disso, a porta-voz apontou, citando fontes de saúde sírias, que nos ataques dos terroristas contra Damasco nos últimos dias morreram "32 civis e mais de 200 ficaram feridos".

Maria lembrou que a Rússia seguiu a resolução sobre uma pausa humanitária na Síria, mas isso não significa que impedirá as autoridades sírias de lutar contra os terroristas, "os mesmos que atacaram em reiteradas ocasiões as representações diplomáticas russas em Damasco".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos