Topo

Seis terroristas são abatidos no ataque à capital de Burkina Faso

02/03/2018 12h08

Ouagadogou, 2 mar (EFE).- Seis terroristas foram "neutralizados" durante o ataque desta sexta-feira à área diplomática da capital de Burkina Faso, Ouagadogou, que provocou vários incêndios e confrontos com as forças de segurança perto da embaixada da França e do escritório do Primeiro-ministro.

O porta-voz do governo, Remeus Dandjinou, disse à emissora local "RTB" que quatro agressores foram abatidos na embaixada da França e outros dois na sede do Estado Maior das Forças Armas.

Inicialmente, o Serviço de Informação do governo havia informado de quatro terroristas tinham sido neutralizados e que não podia oferecer um balanço de vítimas.

Em outro comunicado, as forças de segurança confirmaram que o ataque foi perpetrado nas proximidades do escritório do primeiro-ministro e do edifício das Nações Unidas, área próxima também às embaixadas da Bélgica e da Dinamarca, assim como aos ministérios de Relações Exteriores e Economia.

De acordo com a polícia, o ataque segue em curso e também afetou o Instituto Francês.

O governo informou que desdobrou suas unidades especiais das forças de defesa e segurança, e, segundo o canal "Burkina Info TV", o exército francês também integrou o dispositivo.

Funcionários da "RTB", cujo escritório se encontra ao lado da embaixada francesa, afirmam que cinco pessoas armadas desceram de uma caminhonete nesta manhã aos gritos de "Allahu Akbar" (Alá é grande) antes de começar a disparar e atear fogo ao veículo.

O diretor-geral da polícia, Jean Bosco Kienou, afirmou à Agência Efe que a situação "tem a aparência de um ataque terrorista".

O portal de notícias "Burkina24" informou que também foram ouvidos disparos no mercado central de Ouagadogou, onde a polícia estaria procurando um dos atacantes.

A polícia está evacuando o perímetro do ataque e pediu aos cidadãos que evitem, na medida do possível, as áreas do ataque, enquanto as forças especiais "estão em ação", um apelo ao qual se somou o embaixador francês no país, Xavier Lapdecab.

"Ataque em curso à embaixada da França e ao Instituto Francês. Fiquem confinados onde estão", escreveu a delegação francesa em sua página no Facebook.

Burkina Faso foi vítima de frequentes ataques de grupos jihadistas nos últimos dois anos. Segundo a apuração mais recente do governo, mais de 70 pessoas morreram no país em atentados terroristas desde 2015.