Topo

Município dominicano vive tensão após ordem de expulsão de haitianos e ameaça

12/03/2018 23h01

(Atualiza com nota do Ministério de Interior e Polícia)



Santo Domingo, 12 mar (EFE).- Moradores de Pedernales, na República Dominicana, estão dando um ultimato aos haitianos que lá vivem para que deixem a cidade, que fica na fronteira com o Haiti, em um prazo de 24 horas como represália por um crime cometido, supostamente, por pessoas dessa nacionalidade.

Foram divulgadas em redes sociais imagens de veículos com alto-falantes que percorreram ruas alertando cidadãos do país vizinho que "amanhã, às 10 horas da manhã, termina o prazo" para que saiam do município.

"A partir dessa hora, vamos andar pelos bairros para tirar os haitianos de Pedernales. As autoridades estão avisadas do que venha a acontecer", ameaçava a mensagem.

Através de alto-falantes também foi informado o fechamento do mercado binacional realizado todas as segundas e sextas, e pedido aos moradores para que nesta noite sejam colocadas velas em frente às suas casas.

A organização de grupos para expulsar os imigrantes começou após a morte de uma mulher que, em meados de fevereiro, sofreu junto com o marido um ataque que teria sido cometido por dois irmãos de nacionalidade haitiana. O homem morreu durante o crime, e a mulher no último sábado, após ficar cerca de um mês em coma.

Diante desta situação, o ministro de Interior e Polícia, Carlos Amarante Baret, anunciou hoje à noite, em comunicado, que a Polícia Nacional reforçou a segurança em Pedernales com o envio de mais agentes.

Baret também informou que o Exército e o Corpo de Segurança de Fronteira (Cesfront) colaboram com a Polícia na manutenção da ordem pública e que as corporações estão em contato com autoridades haitianas para o captura dos assassinos, ressaltando que um deles já foi detido e que espera que os dois sejam entregues à justiça dominicana.

"Ninguém tem direito de ameaçar com represálias e expulsões e fazer justiça com as próprias mãos, à margem da lei", destaca a nota do ministro.