Topo

Lagarde diz estar impressionada com reformas de Macri na Argentina

15/03/2018 21h28

Buenos Aires, 15 mar (EFE).- A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse estar impressionada e parabenizou o governo da Argentina pelas reformas realizadas para reduzir o déficit fiscal no país, citando como exemplo o acordo com as províncias para controlar as despesas públicas.

"Me impressiona a relação com as províncias. Há muitos países com políticas muito robustas em nível central, mas com pouco controle sobre as regiões, e é uma grande luta para eles conseguir seus objetivos. Quero parabenizá-los porque fiquei impressionada", disse Lagarde em um evento em Buenos Aires ao lado do ministro de Finanças da Argentina, Nicolás Dujovne.

A diretora do FMI, que está na Argentina para participar de uma reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 que ocorrerá na próxima semana, quis deixar claro que se reuniu com os governantes locais apenas para conhecer em primeira mão a natureza das reformas, com "espírito de cooperação".

"Eu não estou aqui para negociar nenhum tipo de programa de apoio porque a Argentina nem precisa disso nem fez algum pedido. Estou aqui para o G20 e tenho o privilégio de visitar as autoridades como faço em outras partes do mundo", destacou Lagarde, rebatendo as críticas feitas devido sua visita ao país.

Perguntada sobre a proposta de progressividade nas reformas defendida por Macri, Lagarde disse que o FMI vê que o governo da Argentina está atacando os problemas do país "com muita decisão", de uma "maneira sustentável".

"Os ortodoxos podem argumentar que seria melhor se fosse mais rápido, mas os mais pragmáticos dizem que já será um grande resultado enquanto houver um caminho para reduzir o déficit", explicou a diretora do FMI.